O que é ColdFusion? Para que serve?

"A maneira mais rápida de desenvolver aplicações web Java”, “A melhor solução para o desenvolvimento de Rich Internet Applications (RIAs)”. Estas são as palavras que descrevem o produto, pela própria Adobe.

Imediatamente já temos aí um argumento muito importante para aqueles que comparam o Java (JEE) com o ColdFusion (CFML). Na verdade, o ColdFusion (CFML) é nada mais nada menos do que um Framework para o desenvolvimento de aplicações Java. Ao escrever um arquivo CFML (.CFM) que fará parte da sua aplicação, no momento da primeira leitura do mesmo por parte do servidor, à partir de um request, este arquivo .CFM será compilado e irá gerar um bytecode Java (.CLASS), que será o arquivo a ser processado pelo núcleo Java no ColdFusion a partir dos demais acessos.

Desta forma, fica claro que o CFML é simplesmente uma abstração da linguagem Java e tem a sua API disponibilizada em forma de TAGs CFML, afim de produzir ao usuário desenvolvedor, maior rapidez baseada na simplicidade adquirida na sintaxe, extrema facilidade de aprendizado e compreensão do código e continuar com a eficiência e outras características que a linguagem Java oferece.

Como todo Framework, o CFML é um que está em constante evolução por parte da engenharia da Adobe. Por isso, embora não tenhamos exatamente toda a API do Java disponibilizada no Framework CFML ColdFusion, toda a API Java pode ser consumida em uma aplicação ColdFusion através do instanciamento e manipulação de classes Java.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criando uma Variável em ColdFusion e em ASP

Criando Componentes em CF